22 de abril de 2010
Críticas - Uma visão geral
Começando com os artigos da Primeira Temporada, venho-lhes trazer uma definição explicativa sobre o que é, como deve ser feita e os inúmeros tipos de críticas, uma palavra abrangente pela massa, todavia desconhecida de seu significado como um todo.
O que é uma crítica?
Crítica é uma posição de um indivíduo sobre determinado assunto. Destaco um exemplo clássico: Uma professora decide mudar seu estilo de educar para um simplificado, onde todos os alunos possam assimilar suas ideias com praticidade. Quando esta professora explica para os superiores seus objetivos, esses poderão não gostar e "pedir", com gentileza ou agressividade, para que continue usando o sistema padrão. O "pedir" seria a crítica dada, o superior da instrutora mostrou seu ponto de vista em relação ao dela.
Como fazer uma crítica?
A imparcialidade é a chave da crítica. Porém, como nem sempre é possível usá-la (até eu mesmo apresentarei o meu modelo), cada um escolhe o seu formato que adequá-se a personalidade. No meu caso, sempre procuro analisar o conteúdo, e caso haja algo adverso, procuro não ofender a pessoa a quem se critica. Por outro lado, existem outras formas, como a hostilidade quando não se gosta de algo. Essa eu recomendo que não use, pois poderá ferir o outro.
É possível ofender alguém com uma crítica?
Uma pergunta complicada. Existem diversas formas. Sempre irá depender da determinação de quem se critica, ou seja, caso o indivíduo seja sensível, sofrerá um abalo achando que está sempre errado. No entanto, caso seja convicto de sua afirmação, irá aceitá-la ou então mostrar os pontos onde estaremos errados em nosso argumento, defendendo a sua ideia.
Então, em caso de Trolls*, o que é o melhor a fazer?
Nesses casos, sugiro ignorá-los. Pessoas desse tipo nunca escutam o que dizemos, e acaba-se perdendo muito tempo tentando persuadir algo impossível.
*n.t.: Troll Termo muito usado para distinguir as pessoas na internet que usam da polêmica, motivos para agredir verbalmente um usuário que opina uma afirmação diferente da sua ou algo similar. Dados concretos aqui.
Como distinguir as críticas "boas" das "más"?
Basta observar a compostura do indivíduo que faz a crítica. Se o mesmo for alguém sensato, estará tentando ajudar. Caso esse tenha perfil semelhante ao Troll, que abusa da hostilidade para persuadi-lo, essa será considerada má e não adiciona nenhum conhecimento para ambos.
Bom, espero ter mostrado como funciona, de fato, uma crítica. Lembrando que devemos sempre estudar o assunto para obtermos argumentos suficientes para fazê-la. Um abraço a todos, e uma ótima noite!
Nenhum comentário :
Postar um comentário