29 de abril de 2010
Até quando uma tragédia é um "acidente"?
Bem, nos últimos dias estive indo de metrô para o meu curso. Prestei atenção em uma programação da "TVminuto", um slogan que ficou na minha mente e me fez pensar até agora: "A maioria dos acidentes não são acidentes." Ela falava sobre acidentes de trânsito, sobre pessoas que bebem (bebidas alcoólicas) e dirigem, causando "tragédias".Um outro caso bem comum destas "tragédias" tratadas como acidentes é causado por armas de fogo largadas em casa. Mais de uma vez ouvi e li noticias dizendo que "crianças" com armas de fogo acabam disparando em meio à brincadeiras e causando o falecimento do outro, e esses casos acabam sendo tratados como tragédias ou acidentes. A falta de atenção e cuidado dos donos destas armas de fogo acabam causando isso, mas não apenas por deixar o objeto de maneira variavelmente acessível, mas também pela educação, digo sobre usar o objeto citado como símbolo de "porte/status/masculinidade", fazendo com que seus filhos queiram se mostrar para colegas por exemplo, levando à esse tipo de ocorrência.
O caso do trânsito leva a este mesmo ponto. Me assusta em ver que o número de acidentes ainda é terrivelmente grande, pessoas sempre vendo e vivenciando esse tipo de coisa. Mesmo com leis e muitos programas de incentivo não impedem pessoas, em principal os jovens à beber e dirigir. O que passa de descuido à ignorância eu diria.
Cito também um problema ecológico, as tragédias ambientais: Ouso muitas pessoas dizendo que é uma pena, uma e outra espécie animal/vegetal tenha entrado em extinção e que fora tragédia isso ter ocorrido, mas vejamos bem, por exemplo "as caçadas à baleias", em um país que não me lembro bem qual aumentou o número de abates desses animais pelos caçadores, animais que estão em risco de extinção, seja por acidentes causados nos oceanos por pessoas ou seja pela própria caça abusiva, legal ou ilegal. E quando acontece da espécie sumir do mapa, sendo apenas lembrada, dizem "Acidente Ambiental" ou tragédia. O mesmo com animais no ZOOLÓGICO, revolto-me ao ver pessoas dizendo coisas e admirando os animais ali presentes sem nem pensar no motivo que levou o animal a ter de estar ali para sobreviver, já que, seu ambiente fora extinto.
Coloco em evidência a seguinte questão: Essas situações na qual chamamos de "tragédia" poderiam ser evitadas, se pensa-se-mos mais? Ser um pouco mais responsáveis para evitar o sofrimento alheio por culpa de descuidos? Digo isso tudo por já ter perdido muitas pessoas que conhecia nesses eventos que são colocados como "acidentes".
Pois bem, fica ai a reflexão e mais uma vez a frase: "A maioria dos acidentes não são acidentes (e poderiam ser evitados)."
Assinar:
Postar comentários
(
Atom
)
Nenhum comentário :
Postar um comentário