31 de março de 2010
Reabilitação de Presidiários
Bom meus queridos leitores, venho-lhes trazer mais um post repleto de polêmica. Me inspirei nesse quando navegava pelo Blog Teorias de Peterson, do meu professor de Web-Design e amigo Peterson Santos, que atualizou-o com uma série de vídeos de penitenciários da China que dançavam no pátio da prisão sendo assistidos pelos seus familiares de uma arquibancada. O fato despertou-me uma curiosidade para postar a "extensão" do tema.
A palavra bandido é detestada por todos os cidadãos, fato inegável. Desejamos que criminosos sejam trancafiados dentro de celas pelo resto da vida. Entretanto, é correto matá-los por um crime? Mesmo que esse crime seja cruel? Reflita antes de continuar lendo, meu caro leitor.
Nossos princípios morais muitas vezes ditam determinadas regras em nossas mentes, fazendo com que seguimos uma linha de raciocínio similar a todos, algo que costumo chamar de "padrão". Mas não vem ao caso, no momento.
Os vídeos que Peterson mostrou em seu blog, em minha opinião sincera, deveriam ser o "padrão" no mundo inteiro. A Pena de Morte é uma tortura desnecessária. Ao invés dela, os presos deveriam passar por processos de reabilitação que tornasse-os indivíduos éticos, pois esses ainda são seres humanos e, como todos sabem, muitas vezes não são responsáveis pelos próprios atos (levando em conta Stress, pouca renda financeira, entre outros) e são condenados ao erro para conseguirem a paz dentro de si mesmos, ou então já nascem com isso em mente, aprendendo com seus familiares, achando que é o "certo". É um tema complicado.
Voltando as penitenciárias, a reabilitação adotada na China é perfeita, pois dançar e cantar são fatores que toda pessoa gosta de fazer. quem não gosta de dançar? Mesmo os que possuem vergonha ou medo, sentem vontade de dançar por que é algo que reúne aglomerações. Nada mais sensato em usar o poder da música para esse feito, algo nobre. Se houvesse algo similar no Brasil, acredito que a discriminação criada por ex-presidiários seria pequena ou inexistente. E, em meu ponto de vista, o objetivo principal da prisão deveria ser esse, a reabilitação do indivíduo que foi parar no recinto, não apenas trancá-lo por ter cometido um ato irremediável. O segundo ignora o fato do mesmo ser um cidadão, o exclui da sociedade, fato que o fará ficar pior caso saia algum dia.
Concluindo, gostaria de mostrar-lhes os devidos posts do Peterson que possuem os vídeos que citei.
Post 1
Post 2
E também pedir-lhes que reflitam no tema. Não discriminem ex-presidiários. Não cometam o erro que nossos ancestrais cometiam. E não se importem com as palavras ofensivas do meu professor no segundo post (risos). Uma ótima noite aos meus leitores.
Saudações Caro Amigo
ResponderExcluirSinto-me elogiado e prestigiado com seu post, obrigado por ajudar a divulgar este tema tão polêmico em nossa sociedade, que muitas vezes, se mostra hipócrita e preconceituosa. Que estes post´s possam levar as pessoas a relfetirem sobre suas atitudes e seus atos.
Todos merecemos uma segunda chance.
Abraços amigão, até os próximos post´s
Claro Peterson. Sempre que possível farei um post sobre discriminação e/ou preconceito envolvendo ex-presidiários e outros, como negros e deficientes. Que esse mal seja excluído de nossa sociedade.
ResponderExcluir