12 de julho de 2010
Carros vs. Bicicletas
Saudações meus queridos leitores. Após o "Tributo à Fantasia", retorno novamente para novas críticas voltadas, é claro, para o pensamento leigo do ser humano. Algo polêmico, de fato, entretanto de vital valor. Quem não ouviu, ao menos alguma vez, as famosas histórias do mundo globalizado, ao qual automóveis estão sendo produzidos em grande massa para atender a alta demanda de consumo, causando, dessa forma, transtornos no trânsito e afins? Todos, até mesmo os menos sábios. O fato é, isso é bom para o próprio desenvolvimento da globalização? Até quando farão publicidades envolvendo a compra de carros? O fato que é um veículo excelente de movimentação rápida, porém se todos pensarem dessa mesma forma, o mesmo veículo não passará da garagem de casa, visto que muitos o usam, acarretando em intermináveis engarrafamentos.
De fato, carros são problemáticos. Por isso, sou a favor de meios de transportes mais "eficazes", como ônibus - que reúnem muitos usuários em um automóvel por um preço, digamos em teoria, barato - trens metropolitanos - não existem em minha cidade, infelizmente, mas são extremamente velozes - ou as famosas bicicletas, limpas mas não tão velozes. O que quero dizer é: Caso os meios de transportes fossem mais diversificados, sem a influência massiva da mídia, o mundo estaria menos crítico - menos brigas por vagas, menos engarrafamentos, menos stress, entre outros -.
A publicidade é, realmente, a culpada por essas atitudes anti-éticas. Lembro-me perfeitamente de meu professor de história do 2° ano (em 2008), que criticava, de forma objetiva:
" O terreno brasileiro é plano, então qual o melhor meio de transporte para esse fim? Trem! Mas não... colocaram na cabeça do brasileiro que ele precisa ter carro! "
Não sei afirmar sobre o terreno brasileiro, porém... até meu pai afirma que ter um carro é "forma de status" e é útil para locomover-se. Francamente, fala sério! Até que ponto isso continuará? Até o ponto de ruptura!? A seguir, exibirei todos os males de possuir um automóvel.
Consequência | Efeito/Explicação |
Pagar-se impostos diretos | Impostos diretos, caso não haver posse de algo concreto (carro, casa, entre outros), o usuário fica isento de pagá-los |
Quanto maior, mas difícil de lavar-se! | Fato. Gasta-se muita água, sabão, entre outros para deixá-lo limpo |
Engarrafamentos, estacionamento, ect. | Fala por si próprio |
Manutenção | Sempre que viajar, faça uma revisão em seu carro! Slogan do governo. Gasta-se muito por isso, e é complicado de encontrar um mecânico de confiança |
Símbolo de status | Não é bom, confiem em mim. Status faz com que interesseiros aproximem-se |
Incentiva a falta de execício | Meu pai, para ir até o parque do Sóter, que está há 500 metros de distância de casa (cálculo não tão correto), precisa ir de carro. Ou seja, a pé nem pensar |
Poluição | Não confio nos ditos filtros que entram com um pretexto de evitar a fumaça do escapamento |
Apenas esses são suficientes para persuadi-los, espero. Agora, pretendo voltar para as qualidades da bicicleta:
Consequência | Efeito/Explicação |
Incentiva o exercício | Em oposição ao carro, perde-se calorias e outros afins |
Pequena, fácil de lavar | Novamente, em forte adversidade com o seu adversário |
Para estacionar, uma grade e uma corrente resolvem | Em contrapartida, os japoneses/chineses podem deixar suas bicicletas estacionadas sem o auxílio de correntes... exemplo para o Brasil |
Manutenção "barata" e nova idem | Em proporção adversa aos veículos, bicicletas são baratas, tanto para manutenção (encher um pneu tem custo nulo em muitos postos) quanto para adquirir-se uma nova |
Poluição zero | Pois bem... não possui escapamento |
Concluindo... esse é o meu ponto de vista máximo em relação ao tema. Espero que compreendam, e, se possível, mudem suas mentes e entendam a dor de nosso planeta, e as suas propriamente dizendo. Despeço-me mandando fortes abraços a todos, e desejando uma ótima semana. Até breve!
Por Dash
A bicicleta é um meio de transporte que, além de barato, é totalmente prática e a favor do meio ambiente.
ResponderExcluirTambém incentiva a qualidade de vida.
O problema é que o brasileiro segue o exemplo dos EUA, país de obesos (mas que pelo menos soube investir corretamente no seu sistema de transportes, ao contrário do Brasil), ao invés de seguir o exemplo da Holanda (É praticamente impossível ver uma foto da capital Amsterdam sem as tradicionais biciletas).
Mas de fato o problema de transportes no Brasil não é de hoje. Vem desde um investimento errado de JK que preferiu as rodovias ao invés das ferrovias (seu professor estava certo, Dash). Enfim, o que nos resta é adequar o sistema de transporte a situação brasileira atual.
Enquanto isso... dá-lhe engarrafamento!
(Quero ver como vai estar durante os jogos da Copa do Mundo, rs)
É isso aí, Dash.
Fica bem.
Ah, e isso sem citar o desrespeito ao ciclista e ao pedestre existentes nesse país.
ResponderExcluirTchau.