15 de maio de 2010
Marketing e Propaganda alusão ao Consumismo.
Olá aqui estou eu novamente, trazendo-lhes um tema já bastante discutido, porém não é bem sobre o CONSUMISMO em si que quero lhes passar e sim algo que estive analisando e percebendo há algum tempo.
Bem para começar, o termo consumismo é o nome dado ao ato de consumir exageradamente, sem noção ou necessidade do produto e/ou serviço utilizado. O consumo exagerado é incitado através da mídia (exemplo: Internet e Televisão) ou por outros consumidores compulsivos, existindo pessoas que encontram no ato de consumir um tipo de relaxamento, como uma terapia o que agora não me lembro se era tido como algum tipo de transtorno psicológico ou não.
Comprar algo que se deseja e que será utilizado para si é normal, mas comprar algo para satisfazer a "moda" se torna algo problemático, digo, matérias primas utilizadas para a produção de um objeto que talvez não seja utilizado. O gasto para a produção de materiais (principalmente de luxo) tem custado cada vez mais caro, isso pela redução da matéria prima através do avanço tecnológico (obrigatório) até pela falta de matérias mais baratas, pode-se ver isso como algo bom por um lado, avanço tecnológico/menor custo, mas nem sempre o avanço diminui o custo muito pelo contrário.
Vemos, o papel de uma pesquisa de "Marketing" é saber o que o consumidor precisa ou deseja, o mundo globalizado traz "maior facilidade" de um pessoa obter um produto de seu desejo e a mídia faz seu papel através da propaganda incitando o consumidor de que ele precisa ter um produto, mesmo que ele não vá utilizar-lo. Veja-mos o exemplo da "Copa do Mundo" com facilidade você encontra propagandas do gênero: - Compre uma TV de LCD/LED para assistir o Brasil jogar. Compre e torça pelo Brasil...- Mas realmente é necessário trocar aquela sua TV que comprou a pouco tempo só para assistir a copa? O melhor nesta história é que, mesmo muita gente sabendo que as tecnologias LCD e LED, embora avançadas, não estão em tão boa qualidade, sendo mais vantajoso esperar para uma melhor qualidade e mesmo assim se sentem-se num "dever" alucinado pelas tv's "da copa".
Dou também o exemplo de automóveis, a pessoa sabe que não tem tanta condição e não irá utilizar tanto o carro mas tem que compra-lo mesmo que para dizer que o tem. Ou talvez os celulares com a alusão: "O mundo em sua mão".
Quando assisto a propagandas de vendas de produtos, sejam quais sejam, há sempre aquele ápice de pessoas super-felizes desfrutando de situações maravilhosas, textos de apoio ao seu "bem-estar" que o produto irá trazer e há também aqueles que mostram que aqueles que obtem o produto avançará na visão dos outros, se tornando mais avançado e "popular".
Como fora dito, a alta taxa de consumo como conseqüência aumenta o gasto na produção (Matérias primas, energia e outros gastos) e que aos poucos afetam a economia e a vida, não só dos que consomem, mas sim de todos. Fica aqui a reflexão, - Vale a pena comprar que não é de tanta necessidade só para obter um certo luxo a mais?-
Obrigado e até a próxima.
Comprar algo que se deseja e que será utilizado para si é normal, mas comprar algo para satisfazer a "moda" se torna algo problemático, digo, matérias primas utilizadas para a produção de um objeto que talvez não seja utilizado. O gasto para a produção de materiais (principalmente de luxo) tem custado cada vez mais caro, isso pela redução da matéria prima através do avanço tecnológico (obrigatório) até pela falta de matérias mais baratas, pode-se ver isso como algo bom por um lado, avanço tecnológico/menor custo, mas nem sempre o avanço diminui o custo muito pelo contrário.
Vemos, o papel de uma pesquisa de "Marketing" é saber o que o consumidor precisa ou deseja, o mundo globalizado traz "maior facilidade" de um pessoa obter um produto de seu desejo e a mídia faz seu papel através da propaganda incitando o consumidor de que ele precisa ter um produto, mesmo que ele não vá utilizar-lo. Veja-mos o exemplo da "Copa do Mundo" com facilidade você encontra propagandas do gênero: - Compre uma TV de LCD/LED para assistir o Brasil jogar. Compre e torça pelo Brasil...- Mas realmente é necessário trocar aquela sua TV que comprou a pouco tempo só para assistir a copa? O melhor nesta história é que, mesmo muita gente sabendo que as tecnologias LCD e LED, embora avançadas, não estão em tão boa qualidade, sendo mais vantajoso esperar para uma melhor qualidade e mesmo assim se sentem-se num "dever" alucinado pelas tv's "da copa".
Dou também o exemplo de automóveis, a pessoa sabe que não tem tanta condição e não irá utilizar tanto o carro mas tem que compra-lo mesmo que para dizer que o tem. Ou talvez os celulares com a alusão: "O mundo em sua mão".
Quando assisto a propagandas de vendas de produtos, sejam quais sejam, há sempre aquele ápice de pessoas super-felizes desfrutando de situações maravilhosas, textos de apoio ao seu "bem-estar" que o produto irá trazer e há também aqueles que mostram que aqueles que obtem o produto avançará na visão dos outros, se tornando mais avançado e "popular".
Como fora dito, a alta taxa de consumo como conseqüência aumenta o gasto na produção (Matérias primas, energia e outros gastos) e que aos poucos afetam a economia e a vida, não só dos que consomem, mas sim de todos. Fica aqui a reflexão, - Vale a pena comprar que não é de tanta necessidade só para obter um certo luxo a mais?-
Obrigado e até a próxima.
Assinar:
Postar comentários
(
Atom
)
Nenhum comentário :
Postar um comentário