21 de junho de 2010
Entre Copa do mundo e pseudo-nacionalismo
Saudações leitores. Então... enquanto a tão comentada Copa do Mundo está em seus ápices, se assim posso dizer, vou procurando uma forma de divertir-me com alguma coisa mais "proveitosa", como a E3 2010, foi ótima, não? Sem delongas, a discussão da vez é sobre futebol e o dito "nacionalismo" leigo dos brasileiros. Como sabem, não sou nacionalista e vivo criticando o nosso tão amado país.
Começando pelos primórdios: Quem não conhece pessoas que lincham o Brasil, todavia em momentos esportivos clama por boas jogadas? É o que chamo de Pseudo-nacionalismo. Do que adianta torcer para o Brasil em um campeonato se o mesmo cidadão não usufrui do mesmo estímulo para jogar um lixo em um cesto, ou "votar direito" em um candidato? Futebol não irá melhorar a vida de ninguém, independente de um mero título, um status de "Pentacampeão" que não articula nada. Minha mãe, uma leiga por sinal, gostaria que eu usasse uma pulseira verde-amarela, argumentando que "é legal usar na época", mas quem disse que alguém usa esse acessório nos três anos de intervalo de torneio? Patriotismo/nacionalismo é viver pela nação, amá-la de todas as formas, fazer a nossa parte para torná-la cada vez melhor, tanto para o indivíduo único quanto para o coletivo.
Portanto, faço uma súplica aos meus queridos leitores: Torçam para o Brasil, mas lembram-se que não é apenas na Copa que deve-se torcer pelo mesmo. Um ótimo dia para todos, e desculpe-me pelo texto rápido, e sem revisão.
Acho o pseudo-nacionalismo algo muito curioso.
ResponderExcluirEntretanto, não sei se acabará tão cedo.
Quem nos dera fosse substituido por um "nacionalismo verdadeiro"..
Enfim, ano de Copa, ano de Eleições..
vamos ver no que vai dar.. de novo.
Bem, é isso..
mais uma passada rapidíssima, Dash.
Fique bem.